Estudante cria sutiã capaz de detectar câncer de mama

Uma alternativa ao autoexame

16/05/2017 15h34 - Por: MEGA CURIOSO

Estudante cria sutiã capaz de detectar câncer de mama

Tendo como inspiração sua própria mãe, que por causa de um câncer de mama precisou remover os dois seios, um estudante do Ensino Médio do México desenvolveu um sutiã capaz de detectar pequenos tumores, criando, assim, uma nova maneira de diagnosticar a doença em estágios iniciais, quando os índices de cura são muito maiores (em alguns casos, de até 100%).

“Caso algum corpo estranho esteja se formando dentro das mamas, o sutiã é capaz de notar nos primeiros sinais”

O que o jovem Julián Ríos Cantú fez foi criar um sutiã – algo que praticamente todas as mulheres usam, portanto um meio de acesso extremamente fácil – com cerca de 200 biossensores que mapeiam o seio e podem detectar mudanças de temperatura, tamanho e peso. Assim, caso algum corpo estranho esteja se formando dentro das mamas, o sutiã é capaz de notar nos primeiros sinais.

Alternativa para o autoexame

O que o sutiã – batizado de EVA – faz é praticamente o mesmo que acontece nos autoexames, indicados pelos médicos para detectar possíveis indícios de câncer nas mamas. O exame deve ser realizado pelas mulheres uma vez por mês para evitar o desenvolvimento de tumores. O câncer de mama é a segunda maior causa de falecimento entre as mulheres.


O sutiã foi batizado de EVA/Foto: Divulgação

“O resultado é dado imediatamente para a usuária, que visualiza se há alguma suspeita e se deve procurar um médico”

O EVA deve ser usado pelas mulheres por um período de 60 a 90 minutos por semana. Todas as informações sobre coloração, textura e temperatura dos seios são enviadas via Bluetooth para um aplicativo específico, que vai analisar os dados de acordo com os algoritmos programados. O resultado é dado imediatamente para a usuária, que visualiza se há alguma suspeita e se deve procurar um médico especialista.

Vídeo

Comentários

Últimas notícias

 

Página 1 de 8