Inovação em Saúde dia 24

IV Fórum Nacional de Inovação de Produtos para Saúde debate a inovação como investimento para o Brasil

21/08/2017 21h27 - Por: Da redação

Inovação em Saúde dia 24


No próximo dia 24 de agosto, o Instituto Brasileiro de Ação Responsável, juntamente com a Aliança Brasileira da Industria Inovadora em Saúde (ABIIS), promovem o IV Fórum Nacional de Produtos para Saúde: Inovação na Prática. O evento, a ser realizado em Brasília, no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães – Interlegis – Senado Federal - tem o propósito de debater sobre como a inovação em saúde pode ser útil na prática e como interfere na vida de todos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.acaoresponsavel.org.br.

Com o evento deste ano, a ABIIS pretende avançar na discussão de como a inovação pode ser útil e reconhecida como um valioso investimento para o país. “A inovação é percebida, erroneamente, como um dos fatores responsáveis pelo aumento de custos no sistema de saúde. Essa percepção mascara um problema maior: o desperdício presente em diversos elos da cadeia da saúde, pública e privada, no país”, explica Carlos Eduardo Gouvêa, Diretor Presidente da ABIIS.

“Para promover este debate, bem como ajudar na efetivação de políticas e programas de estímulo à Pesquisa e Desenvolvimento de produtos para a saúde no Brasil, é necessário desmistificar a relação entre inovação e incremento de custo, visto que consideramos que, na maioria dos casos, novas tecnologias trazem justamente o oposto, economia de recursos, já que evita desperdícios e diminui tempo de um modo geral, inclusive de tratamento, ampliando o acesso da população à saúde”, complementa Gouvêa.

A indústria de dispositivos médicos – formada por uma grande variedade de itens, com diferentes níveis de complexidade – é um segmento em expansão e que ocupa espaço importante na economia do país. No Brasil, esses produtos representam 3,7% do total de investimentos com saúde, e participação de 0,6% no PIB, com mais de 13 mil empresas e cerca de 140 mil empregos.

Temas a serem discutidos

O Fórum visa ampliar a discussão de temas relacionados à produção e a implantação de novos produtos no campo da saúde, com ênfase à pesquisa de novas tecnologias. O evento será dividido em três painéis temáticos - “Qual o valor da Inovação? ”, “Custos x Inovação” e “Fatores que influenciam a inovação no Brasil”.

IV Fórum Nacional de Produtos para Saúde

Data: 24/08/2017

Horário: 9h às 14h

Local: Senado Federal – Auditório Senador Antonio Carlos Magalhães - Interlegis

O fórum também será transmitido ao vivo, via vídeo streaming no site do Interlegis e por meio de vídeo conferência para as Assembleias Legislativas.

Comentários

Últimas notícias

 

Página 1 de 16