Pílula contra o câncer será produzida na região de São Carlos

Governo do Estado irá viabilizar produção na FURP

01/12/2015 07h59 - Por: Saocarlosemrede.com.br

Pílula contra o câncer será produzida na região de São Carlos

A fábrica da Fundação para o Remédio Popular (Furp) localizada em Américo Brasiliense irá produzir as cápsulas para testes em pacientes da substância chamada de fosfoetanolamina que vem sendo utilizada para o tratamento de câncer. O governador Geraldo Alckmin se reuniu ontem, 27, com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, para debater o assunto. O governador apresentou um ofício para o ministro.

No ofício, Geraldo Alckmin também informa que pretende dar início a testes clínicos em hospitais da rede pública estadual para avaliar a eficácia da fosfoetanolamina sintética em até mil pacientes. A discussão para estabelecer o protocolo dos estudos terá início na próxima semana. Finalizada essa etapa, e com aprovação da Anvisa, o Estado começa os testes clínicos.

Na reunião, a Universidade de São Paulo (USP) cedeu ao Estado o direito à pesquisa e produção da substância para que seja utilizada nos testes. Esta produção será realizada pelo laboratório Furp. A fosfoetanolamina foi sintetizada pelo pesquisador da USP, Gilberto Chierice, que hoje está aposentado.

O assunto vem ganhando grande repercussão e é motivo de batalha jurídica em todo o Brasil.

Comentários

Últimas notícias

 

Página 1 de 9