COMO USAR O WHATSAPP PARA AUMENTAR A SEGURANÇA NA SUA VIZINHANÇA

Amizades virtuais se tornam aliadas na proteção

09/06/2017 10h47 - Por: Richard Lima

COMO USAR O WHATSAPP PARA AUMENTAR A SEGURANÇA NA SUA VIZINHANÇA

Infelizmente a onda de violência contra as famílias no Brasil está grande e a realidade é que a tendência é de crescimento.

Hoje é raro encontrar alguém que não conheça uma história bem próxima de furto, roubo ou invasão à domicílio com ações cada vez mais ousadas dos bandidos.

Em todo o Brasil são muitas histórias sobre roubos à residências que o simples ato de abrir o portão de casa a qualquer hora do dia é bastante temerário, quem tem consciência do atual estado de violência que vivemos em não consegue deixar de se preocupar com a questão nunca pois os bandidos estão mesmo de olho em quem vacila para poderem se aproveitar.

A situação piora quando você mora em um local onde não tem contato com os vizinhos, coisa bastante comum hoje entre os brasileiros de morar em casas de bairro mas não saber nem mesmo o nome dos vizinhos da sua mesma rua. Este é um tipo de coisa que ajuda a bandidagem a agir pois o bandido age com calma e se faz passar por pessoas conhecidas da família.

Mas há uma ação muito simples de se implementar e que tem um grande potencial de espantar os bandidos que pensem em agir na sua vizinhança.

É a criação de grupos do WhatsApp com os vizinhos do seu bairro no intuito de compartilhar tudo o que possa comprometer a segurança de todos. A ação é mais efetiva quando se inclui no grupo o WhatsApp de uma viatura policial ou mesmo da delegacia do bairro.

Ter um celular com WhatsApp para atender à população e poder agir mais rápido é uma coisa comum hoje na polícia. Procure se informar sobre os números de telefones de viaturas e delegacias da sua região.

Usar o WhatsApp da maneira correta também é muito importante para o sucesso do grupo e para a garantia da segurança de toda a vizinhança.

As dicas são bem simples:

– Antes de incluir os vizinhos no grupo se informe sobre o telefone ou WhatsApp da polícia, procure uma delegacia ou mesmo a viatura que faz a ronda em sua região e informe que estará criando um grupo de WhatsApp com os seus vizinhos com o intuito de melhorar a segurança de todos e informar à polícia sobre problemas de segurança na sua vizinhança. Desta maneira você começa o grupo incluindo em primeiro lugar a autoridade policial que irá ser informada sobre qualquer situação suspeita na sua vizinhança através do WhatsApp.

– Crie um informativo para distribuir entre os vizinhos que deverão, se quiserem, fazer parte do grupo, ou dos grupos, do WhatsApp para a segurança da vizinhança. Veja um exemplo de texto para este informativo:
“Senhores vizinhos do (bairro). No intuito de melhorar a segurança em nossa vizinhança estamos criando com a anuência da polícia (citar a força policial que fará parte do grupo) um grupo de WhatsApp para informar problemas que comprometam a segurança de todos em nossa vizinhança. Como exemplos citamos informar através deste grupo pessoas e carros suspeitos, pontos de venda de droga e demais ações criminosas. A sua participação é muito importante para o sucesso desta ação e melhoria da segurança de todos. A Polícia já está fazendo parte deste grupo de WhatsApp através do fone (citar o WhatsApp da Polícia) e solicitamos a todos que desejam participar do grupo que mandem mensagem para o WhatsApp (citar o WhatsApp do Adm do Grupo.

Eu sou o Adm do grupo e sou o seu vizinho que reside à (citar o seu telefone e endereço).

– Ao receber os contatos dos vizinhos para serem cadastrados no WhatsApp você deve, antes de cadastrar vizinho, entrar em contato solicitando que ele informe em qual endereço ele mora, para confirmar se foi realmente aquele vizinho que solicitou a entrada no grupo de segurança da vizinhança.

– De posse do endereço do vizinho você irá deixar na caixa de Correios deste vizinho ou se possível entregar pessoalmente na casa dele um informativo de que foi solicitado a inclusão do telefone (informar o telefone) como sendo morador daquela casa e pedindo a confirmação de que realmente foi alguém daquela casa quem solicitou a entrada no grupo do WhatsApp.

– Após a confirmação você inclui a pessoa no grupo com toda a certeza de que ela mora mesmo na vizinhança.

– É importante que o grupo tenha regras bem definidas para não se perder em meio a mensagens que nada tenham a ver com o propósito do grupo.

– Por isto é importante que, ao incluir alguém no grupo, você imediatamente envie a seguinte mensagem, ou diretamente para a pessoa ou mesmo no grupo:

“Obrigado por fazer parte do grupo de segurança da nossa vizinhança. O intuito deste grupo é melhorar a segurança de toda a vizinhança por isto pedimos que as seguintes regras sejam respeitadas. – Não enviar mensagens de humor, motivacional ou outras do tipo que não fazem parte do assunto prioritário do grupo pois estas podem dificultar a localização de mensagens urgentes no caso de algum acontecimento que necessite da intervenção policial imediata. – Ao ver uma ação suspeita e sempre que possível, fotografar e enviar para o grupo o acontecimento, se possível relatar o fato. – Fotografar e enviar para o grupo os carros e pessoas que não residem na vizinhança e que estejam trafegando pela região, mesmo que você não suspeite destas pessoas. – Informar às pessoas que residem na sua casa sobre a existência do grupo para que elas possam ajudar a relatar fatos que estejam colocando em risco a segurança da vizinhança. – Solicitar a ajuda do grupo em casos reais de necessidade. – Sugerir ações que possam melhorar a segurança da vizinhança e aprimorar o uso deste grupo do WhatsApp para o bem de todos.”

– É importante conseguir a adesão do máximo de vizinhos possível, por isto se você não conseguir a adesão de vizinhos num primeiro instante, insista em convidar os seus vizinhos a participar, aos poucos o grupo ira agregar mais vizinhos e fortalecer a segurança de todos.

– Os grupos do WhatsApp são atualmente limitados a 100 participantes, por isto você deve acrescentar no máximo duas pessoas de cada residência para garantir que mais residências façam parte de um mesmo grupo, no entanto você também tem a opção de criar listas de notificação em que será capaz de enviar mensagem para até 256 pessoas ao mesmo tempo, no entanto as pessoas só recebem as mensagens, elas não são capazes de interagir umas com as outras como no grupo.

O GPS.Pezquiza.com está sempre preocupado com questões de segurança e vamos sempre publicar matérias sobre segurança e com idéias para que você use os recursos que tem para melhorar a sua segurança e a da sua família.

Vamos nos unir para diminuir a ação da violência contra as nossas famílias.

Comentários

Últimas notícias

 

Página 1 de 7