MUSEU DA CIÊNCIA PROF. MÁRIO TOLENTINO

Experimentos em ciências são os destaques do passeio

21/05/2018 08h07 - Por: Prefeitura de São Carlos

MUSEU DA CIÊNCIA PROF. MÁRIO TOLENTINO

O Museu da Ciência de São Carlos Prof. Mario Tolentino foi concebido para ser um espaço de educação e de convivência com temas de ciências, tecnologia e arte. Um espaço interativo, que tem o objetivo de desmistificar e tornar agradável a aprendizagem e o ensino de Ciências, um espaço criado para a cidade de São Carlos, para seus moradores e visitantes.

Onde fica e quem coordena o Museu?
O Museu da Ciência Prof. Mário Tolentino está situado na Praça Cel. Sales, no centro de São Carlos. Foi montado pela Prefeitura de São Carlos, com recursos federais e municipais.
O Museu conta com um Comitê Gestor, formado por representantes das universidades, de institutos de pesquisa, do poder público e de pesquisadores da cidade. O Comitê Gestor será o responsável por direcionar as atividades do Museu, orientar a expansão de seu acervo e buscar novas parcerias.

 

Quem foi o Prof. Mario Tolentino?
O Museu foi nomeado em homenagem ao Prof. Mário Tolentino. Trata-se de um reconhecimento ao professor, pesquisador e historiador Mário Tolentino, um dos maiores educadores de São Carlos.
Nascido em São Carlos em 13 de janeiro de 1915, faleceu na mesma cidade em 28 de maio de 2004. Foi casado com Josefa Fazzari Tolentino, com quem teve três filhos: Márcio, Eliana e Paulo Roberto que deram ao casal cinco netos. Autodidata e intelectual dinâmico, Tolentino destacou-se como educador, pesquisador e político. Foi vereador entre 1960 e 1963 e candidato a prefeito em 1963. Por seu trabalho e contribuição à produção do conhecimento, Tolentino foi agraciado com o título de Doutor “ Honoris Causa” pela UFSCar, em 1991. Docente reconhecido lecionou química em diversas instituições, como a Escola Normal de São Carlos (Instituto de Educação Dr. Álvaro Guião), Colégio Diocesano La Salle, Escola Profissional Agrícola e Industrial de Espírito Santo do Pinhal e Colégio Anglo de São Carlos. Também atuou como professor universitário na Escola de Engenharia de São Carlos (USP) e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde tambémn exerceu cargos administrativos e de chefia.

O que vamos encontrar no Museu de Ciências?
O Museu de Ciências nasce com 129 experimentos de física, divididos em ótica, espelhos, fluídos, mecânica, som, geração de energia, eletromagnetismo e deverá expandir seu acervo para outras áreas da ciência. Foi montado em um espaço amplo, que permite a interatividade dos visitantes com o acervo. Conta também com um auditório de 56 lugares, para a realização de seminários, palestras e atividades culturais, uma sala de aula para ser utilizada pelo professor visitante e uma área para exposições, que trará sempre novidades para o público.

Fotos

Comentários

Últimas notícias

 

Página 1 de 16